Outro dia estava conversando com uma amiga no messenger e comentei que tinha visto fotos dela e do seu namorado no Orkut de uma outra amiga que temos em comum. Ela me disse que estava muito feliz pelo recente namoro e acabou me confessando que não o achava tão bonito mas estava muito feliz, pois ele era uma ótima pessoa além de lhe dar atenção que ela tanto queria e não teve com outros homens. Além de que, seus outros namorados foram todos canalhas e nenhum era bonito. Esse pelo menos era uma boa pessoa.
A questionei (e me questionei também...) sobre a beleza e felicidade, ou a falta dela, pois já passei por coisa bem parecida e pensei: Porquê associamos beleza a felicidade?
Porquê muitas vezes não conseguimos enxergar a beleza em coisas que fogem dos padrões, sejam eles produzidos pela nossa própria mente ou pela hiperexposição da mídia em exibir o belo como a receita irrefutável da felicidade?
Vivemos num mundo onde a beleza é dita como fundamental e valores sejam eles éticos ou morais são cada vez mais esquecidos, acabamos nos acostumando a classificar a beleza dos seres humanos pelo peso, altura, cor e variantes do corpo e esquecemos, quase sempre, das virtudes.
Essa coisa de se exibir com a beleza alheia é coisa para adolescente, pessoas imaturas e casais recém-separados que na busca de uma auto-afirmação acabam esquecendo dos seus próprios parâmetros de felicidade e beleza e buscam os dos outros para ser feliz.
Eu mesmo na minha adolescência, após um namoro frustado, me relacionei com uma modelo (não tô falando no sentido figurado) muito bonita. Confesso que foi muito bom, poder "desfilar" com ela nas ruas onde morava. Mas me pergunte se houve algum crescimento? Não, nenhum, somente a experiência da frustração. Tudo era vazio, e o vazio não entretém ninguém, então do mesmo jeito que começou, terminou: rápido.
Portanto, amigos e amigas não procurem a felicidade na beleza física, a beleza está nas vertentes do comportamento humano. Aparências costumam enganar e quase sempre são desagradáveis.
Beleza é algo individual, o que você acha belo eu posso não achar e vice-e-versa. Gosto é que nem pescoço (pra não dizer outra coisa...), cada um tem o seu!
Tente deixar o "feio", que lhe trata bem, de lado apenas por caprichos e perceberá que tem gente esperando pra segurar aquilo que você não conseguiu enxergar.
É, é chato saber...mas a fila anda.
Então, celebre a sua felicidade do lado de quem está lhe fazendo bem, esqueça os parâmetros impostos pelo mundo moderno, modelos sociais frustados e comentários alheios. Quebre o sistema e seja feliz.
JNeto
3 comentários:
João,
parabéns por tenta mostra as pessoas o quanto a beleza interna é importante.
O homem ou a mulher às vezes é considerado pela sociedade como o pato feio, ou seja, fora dos padrões de beleza impostos pela sociedade (gordo, magra, baixa, etc.), mas são tão bonitas por dentro que são admiradas por qualquer cidadão pela pessoa que é, isso sim é muito importante, logo, não sabem as pessoas o quanto estão perdendo por dar tanta importância a aparecia física, pois tudo passa, tudo cai é a lei da gravidade (não estou falando aqui de pessoas relaxadas). O pior é que as vezes as pessoas deixa de ficar com o pato feio com medo dos que os outros vão pensar, parabéns Débora secco, Adriane Galisteu por ficarem com homem considerados feios pelo padrão brasileiro. Sei que essas mulheres com certeza cresceram, olham a vida de outra forma e o melhor não ligam para o que os outros falam.
vc com esse tipo de pensamento esta ajudando todos seus amigos, muito boa esa sua idéia do blog, parabéns.
Acordei, dia 01 de junho deste ano. Domingo especial, quando eu completava 30 anos. Continuei deitada enquanto as lembranças me invadiam juntamente com o aroma de café fresco, que minha mãe faz religiosamente as 6 da manhã. Levantei e direto pro espelho,meus olhos fixaram e viajei pelo tempo e eu me lembrava dos anos passados e da necessidade de seguir os padrões de beleza, dos quais nunca fiz parte, baixinha, gordinha, dentuça... Bem, pensei vou deixar disso! Percebo hj aos 3.0 que perdi tempo com preocupações tão bobas, a beleza transcende o corpo físico, e nessa minha breve caminhada, por tantos os caminhos q já passei vejo que o que realmente importa é ter conteúdo e buscar a felicidade e ser feliz. Felicidade é um estado de ânimo prazeroso, tudo é leve e belo parecendo eterno, mesmo durando alguns segundos. Entender que se pode ser feliz com a carcaça que se tem é um investimento, um preparo, um ensaio. É saber que as novas formas que o hoje assume e que o futuro trará nos levarão a ser diferentes, sempre... Passando por reciclagens, aprendi. E voltando a imagem do espelho vi uma linda mulher que chega aos 3.0 sabendo exatamente que pouco importa minha forma física, sou linda pelo que sou, pela maneira como conduzo minha vida, como educo minha filha e como continuo cativando meus amigos. Que venham os novas formas, continuarei com a beleza realmente necessária...
- Eugenio, obrigado pelo comentário. Dps de tanto insistir vc conseguiu se expressar... Continue. As palavras tem poderes de mudar o mundo.
Abraço.
- Monica, vou publicar teus comentário mais não. Estão ofuscando meus posts...KKKKKKKK.
Abração.
Postar um comentário
- Faça comentários relacionado ao post;
- Seja livre para comentar, sou um admirador da liberdade de expressão;
- Comentários anônimos são permitidos;
- Todos os comentários são moderados;
- Obrigado pelo seu comentário!